Tudo Sobre E-mail Marketing
Tudo Sobre E-mail Marketing na Prática
Aprenda tudo sobre E-mail Marketing, em um só lugar:
Chega de ficar procurando em Blogs e em outros lugares da Internet.
Vamos Começar:
O que é E-mail Marketing?
Qual a Diferença entre E-mail Marketing e o SPAM?
Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.
O e-mail marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o e-mail.
Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos estes contados a partir da data da solicitação comprovada.
Também de acordo com Comitê Gestor da Internet no Brasil: Uma das mais freqüentes, e piores, desculpas usadas pelos spammers é alegar que se o usuário não tem interesse no e-mail não solicitado, basta “removê-lo”. Essa é uma característica de e-mail de spam
Qual os Benefícios do E-mail Marketing?
De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail.
Dessa forma, o e-mail marketing fornece uma forma simples de se conectar e ser lembrado.
Esta ferramenta, a princípio inexpressiva, não apenas permite enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também que receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos.
Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios[carece de fontes]:
proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
Oque é E-mail Marketing Responsivo?
Significado de Responsivo é: Ajustável
Então podemos chamar de: E-mail Marketing Ajustável
Hoje em dia uma empresa que não pensa no público mobile certamente vai acabar ficando para trás.
Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares e vem afetando muito os hábitos dos brasileiros.
Notebooks e desktops acabam ficando de lado devido a facilidade de acesso que o smartphones e tablets oferecem.
Estar conectado onde e quando quiser hoje em dia é algo completamente acessível e já se foi o tempo em que uma pessoa só podia checar seus e-mail ao chegar em casa no final do dia.
Elas recebem, visualizam e caso seja relevante depois acabam abrindo novamente em outro momento que não na correria do dia a dia.
Portanto, se o e-mail não abrir corretamente no celular é muito provável que ele nunca mais seja visto novamente.
Não pensar nesse público é fazer um movimento retrógrado e ir contra as tendências mundiais.
Confira algumas dicas importantes na hora de desenvolver para esse segmento:
Layout responsivo em sites e e-mail marketing
O termo que já é bastante comum entre desenvolvedores e pessoas da área.
Desenvolver conteúdo responsivo é essencial para acompanhar as tendências e se manter atualizado dentro do marketing digital.
Escolher o tamanho adequado das fontes
Isso pode ser um problema e um incômodo para alguns usuários.
Alguns smartphones adequam automaticamente suas fontes para uma melhor visualização, mas o melhor é sempre evitar problemas e utilizar fontes entre 13pt e 22pt.
Design de qualidade
O design para dispositivos móveis também precisa ser pensado com um cuidado especial.
Desenvolva um visual mais clean, sem tanto apelo visual que possa atrapalhar a navegação.
Hoje em dia muito do acesso a internet nos celulares vem dos serviços de internet móvel prestado pelas operadores de telefone e, neste cenário, emails muito carregados podem ser prejudicado na hora de abrir devido a qualidade da conexão, portanto não exagere na quantidade de informações e imagens.
Foco na mensagem
Com a liberdade de utilizar os smartphones e tablets nos mais diversos locais, é comum as pessoas o utilizarem seus dispositivos realizando tarefas simultâneas, portanto tenha foco na mensagem que você quer transmitir, ela precisa ser direta e atrativa, caso contrário, ele terá uma infinidade de coisas ao seu redor para dar mais atenção.
O publico mobile já deixou de tendência e é realidade para grande parte do mercado, portanto mesmo que seu modelo de negócios esteja funcionando perfeitamente, é interessante começar a pensar nessas novas tecnologias que estão cada vez mais presentes no dia a dia da população.
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